cultura novamente
NATAL LUZ
SISU
cultura novamente marca gov
OBRAS NO LITORAL CERTA
MOTO CERTA
Semana do servidor BANNER
JA CULTURA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
cultura novamente marca gov 2
CACHOEIRA
SAÚDE

Verdão começa a ser higienizado e desinfectado para receber leitos hospitalares

O ginásio está sendo preparado para se tornar um hospital de campanha em Teresina

31/03/2020 15h42
Por: Walcy Vieira

O Ginásio Dirceu Arcoverde, o Verdão, localizado no Centro de Teresina, recebe, nesta terça-feira (31), a desinfecção e higienização do espaço para receber 104 leitos previstos para atender pacientes com a Covid-19. Na sexta-feira (27), o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitaram o equipamento esportivo que será estruturado como hospital de campanha.

Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, ainda nesta terça-feira (31), será fechado o termo referencial do perfil do hospital. “Nesta quarta-feira (1), será assinado o termo de autorização para início das obras de construção do hospital. A concessionária vai começar hoje a desinfecção e higienização do espaço para receber os leitos. Até sábado será feita a visita técnica. Os equipamentos devem chegar até terça da semana que vem e aí começa a montagem”, explicou a gestora.

A decisão de estruturar o espaço para receber os pacientes foi tomada em função da necessidade de ampliar o sistema. “Passamos a estruturar as condições para trabalhar com mais leitos clínicos, mais salas de estabilização e com mais UTIs. O Verdão está em uma área bem localizada, com estacionamento e tem uma condição especial porque ele possui 22 salas laterais. Essas salas poderão ser utilizadas para estabilização e poderemos alocar cerca de 100 leitos clínicos. Então, já fizemos o entendimento com o concessionário”, disse o governador Wellington Dias.

De acordo com o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, para concretizar a implantação do hospital de campanha, será realizada mais uma reunião com a Comissão de Operação Emergencial (COE). “O objetivo é tentar atender a população, aqueles pacientes com suspeita de Covid-19. O Verdão será um hospital de campanha para que possa oferecer a triagem dos pacientes. Acredito que seja louvável a implantação desse hospital no Verdão, baseado em um espaço para o diagnóstico precoce da doença”, afirmou o gestor.