MOTO CERTA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
SISU
CACHOEIRA
JA CULTURA
cultura novamente marca gov
OBRAS NO LITORAL CERTA
cultura novamente marca gov 2
cultura novamente
Semana do servidor BANNER
NATAL LUZ
SAÚDE

Governador aponta estabilização nos casos de Coronavírus no estado

Wellington Dias deve rever decreto de emergência e pode fazer alterações na próxima semana

26/03/2020 12h18
Por: Walcy Vieira

O governador Wellington Dias aponta uma estabilização nos casos de Covid-19 no estado. A análise foi feita por meio dos dados que mostram um número muito maior de casos descartados do que de confirmados. Até a manhã desta quinta-feira (26), dos 348 casos notificados, são oito foram confirmados, 173 descartados e 167 suspeitos.

Segundo o chefe do executivo estadual, os governos Federal, Estadual, Municipal e setor privado trabalham de forma integrada para a avaliação dos dados desde o surgimento da primeira notificação no Piauí, o que servirá para traçar as ações a serem realizadas nos próximos passos. “Melhoramos a nossa curva na confirmação de casos no Piauí. Ao mesmo tempo, não temos nenhum óbito. Estamos numa situação de estabilização e queremos uma projeção segura para os próximos dias. Temos que avaliar os próximos passos, trabalhando com a ciência e com muita responsabilidade”, disse Wellington.

Comissão
O governador Wellington Dias esclarece que não há decisão de reabrir o comércio na segunda-feira (30). O que está previsto para esta data é uma nova reunião com o Comitê de Organização de Emergência (COE) para avaliar o resultado das medidas de contenção adotadas até o momento e definir novas ações para os próximos 15 dias, já que o decreto 18.884, que estabeleceu medidas de emergência no estado e suspende as aulas na rede estadual, vence nesta data.

Vale destacar que o decreto 18.902 de 23 de março, que suspende as atividades comerciais e de serviços no estado, continua vigente. Todas as medidas estão sendo tomadas e continuarão, até que a proliferação do vírus seja controlada e haja segurança para a saúde da população. Qualquer alteração nas medidas vigentes atualmente, serão discutidas e tomadas seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde.

O governador assegura ainda que as decisões também serão tomadas ouvindo representantes do setor empresarial, trabalhadores e municípios.

Óbitos
O Piauí segue sem casos de óbito resultantes da Covid-19. Na quarta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central do Piauí (Lacen), descartou três óbitos registrados na rede estadual. Outros quatro casos estão sendo investigados. Os casos descartados foram atendidos em Bom Jesus, Oeiras e Teresina. Os que estão sob investigação foram em São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Teresina. O resultado deve sair nos próximos dias.

Testes
Para a continuidade do trabalho de contenção do vírus, a atuação nos aeroportos e divisas do estado está sendo intensificada com a presença do Exército e mais exames serão trazidos. “Enviamos uma aeronave à Brasília para buscar o material para que mais exames possam ser feitos. Estamos ainda na expectativa de receber da China, no próximo sábado, o chamado teste rápido para o coronavírus. Estamos trabalhando para agilizar os resultados”, pontuou Dias.

Leitos
Atualmente, 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública e privada, estão disponíveis no estado, com a perspectiva de que, nos próximos dias, se chegue a 400 para atender a todos os casos suspeitos. O governador ainda chama atenção para a necessidade de estoque de vacinas contra a gripe H1N1, cujo número de casos têm aumentado no estado.