OBRAS NO LITORAL CERTA
MOTO CERTA
cultura novamente
cultura novamente marca gov
SISU
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
CACHOEIRA
JA CULTURA
cultura novamente marca gov 2
Semana do servidor BANNER
NATAL LUZ
UESPI

Uespi realiza evento internacional de Estomaterapia

O evento acontece no dia 17 de março, no auditório Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI)

11/03/2020 15h58
Por: Walcy Vieira

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irá realizar o I Simpósio Internacional de Enfermagem do Piauí e contará com a presença de grandes nomes da Enfermagem. O evento acontece no dia 17 de março, no auditório Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI) e é direcionado para a enfermeiros, acadêmicos, profissionais e gestores da área de Saúde.

O I Simpósio Internacional de Enfermagem do Piauí é uma realização da especialização de Estomaterapia da Uespi. Segundo a representante nacional da Associação Brasileira de Estomaterapia e idealizadora do evento, Sandra Marina Gonçalves, o encontro será uma capacitação com palestras e discussões que são voltadas para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

“Nosso Simpósio tem como foco mostrar as ações de prevenção e tratamento de pele que vem acontecendo no Estado, além de motivar discentes, docentes e profissionais para planejamento de novas ações, discutir indicadores e principalmente buscar estratégias para melhorar a atenção aos que utilizam o sistema público de saúde. O Piauí ainda apresenta um grande número de pessoas que amputam os membros em decorrência dos problemas empáticos, nesse sentido, buscamos sanar essa realidade”, pontua.

A programação do evento internacional conta com a participação da professora Maria Helena L. Caliri e da professora Bárbara Pieper. Ambas são nomes de grande relevância para Estomaterapia nacional e mundial, a professora Maria Helena ( Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) realiza pesquisa nas áreas: lesão (úlcera) por pressão, terapia tópica para feridas crônicas, prática de enfermagem embasada em evidências, utilização da pesquisa na prática de enfermagem e segurança do paciente, Omissão de cuidados de Enfermagem.

A professora Bárbara Pieper (Wayne State University) também desenvolve pesquisas nos Estados Unidos voltadas para prevenção da úlcera de pressão, avaliação e tratamento de lesões de pele.

O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Fundação Municipal (FMS), ACP Derma, Comsems/PI, Sobest, ConvaTec.