JA CULTURA
CACHOEIRA
OBRAS NO LITORAL CERTA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
cultura novamente marca gov
cultura novamente marca gov 2
Semana do servidor BANNER
SISU
NATAL LUZ
MOTO CERTA
cultura novamente
SAÚDE

Hospital Infantil aplica primeiras doses de Spiranza fornecidas pelo SUS

O insumo é o único no mundo recomendado para o tratamento de atrofia muscular espinhal (AME)

05/02/2020 11h31
Por: Walcy Vieira

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) realizou, nessa terça-feira (4), a primeira aplicação do medicamento Spiranza, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O insumo, único no mundo recomendado para o tratamento de atrofia muscular espinhal (AME) – tipo 1, passou a ser incorporado pelo Ministério da Saúde, em abril de 2019.

De acordo com o diretor do hospital, Vinícius Nascimento, a unidade de saúde recebeu doses do medicamento para os seis pacientes portadores de AME, que estão internados. “O Ministério da Saúde manda as doses de acordo com a quantidade de crianças, que tem a doença e estão internadas no hospital. No nosso caso vieram para os seis pacientes”, afirmou o gestor.

A médica pediatra Lorena Mesquita, que aplicou as doses do Spiranza, explica qual a importância desse remédio para a qualidade de vida dos portadores da doença. “A AME é uma doença degenerativa que causa perda motora na criança, que evolui para a perda dos movimentos dos braços, pernas, até chegar a perda dos movimentos respiratórios. O Spinraza atua para impedir que a degeneração progrida, sendo de uso contínuo”, explica a profissional.