cultura novamente marca gov 2
MOTO CERTA
cultura novamente marca gov
cultura novamente
OBRAS NO LITORAL CERTA
Semana do servidor BANNER
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
NATAL LUZ
CACHOEIRA
JA CULTURA
SISU
UESPI

Nucepe realiza primeira etapa do concurso da Semec neste domingo (15)

O certame recebeu mais de 15 mil inscritos para 140 vagas, destinadas para professores permanentes do quadro da secretaria

15/12/2019 15h21
Por: Walcy Vieira

O Núcleo de Concurso e Promoções de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí, realizou neste domingo (15), a primeira etapa do concurso da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O certame recebeu mais de 15 mil inscritos para 140 vagas, destinadas para professores permanentes do quadro da secretaria do 1º ciclo (de 1º ao 5º ano), e do 2º ciclo (de 6º ao 9º ano).

As provas foram realizadas em 39 Centros de Aplicação (CA) divididos em nove áreas na cidade de Teresina.  A entrada dos candidatos nos CA’s iniciou pontualmente às 7h e os portões foram fechados às 8h. A prova teve quatro horas de duração, tendo início às 8h30. Os candidatos passaram por revistas com detectores de metal na entrada dos locais de prova. O Nucepe contou com o apoio da polícia militar no suporte de segurança.

Segundo o diretor do Nucepe, Jorge Martins, o certame transcorreu dentro da normalidade e teve em torno de 5% de abstenções.

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu em uma prova objetiva com 50 (cinquenta) questões especificas da área. O concurso conta com vagas para professores de Polivalência, Português, Matemática, Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia e História. Os aprovados assumirão pontos em Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina.

O resultado da primeira etapa da prova escrita objetiva e publicação do edital de convocação para 2ª Etapa – Prova Didática está previsto para o dia 27 de dezembro 2019.

Concorrência

O certame que recebeu 15.379 inscritos registrou uma maior concorrência para o cargo de professor polivalente com 278,74 candidatos por vaga. Para essa área foram ofertadas 28 vagas e recebeu 7.802 inscritos. A segunda maior concorrência foi para professor de ciências. O cargo teve 1633 inscritos, registrando 181,44 para cada vaga das nove ofertadas. O cargo de professor de história recebeu 1.118 candidatos, adquirindo a terceira maior concorrência no concurso. Cerca de 124 candidatos para cada vaga das nove ofertadas.

Segunda etapa

A segunda Etapa do Concurso da Semec consistirá na realização de Prova Didática, conforme critérios estabelecidos neste Edital e em Edital Específico de Convocação.

De caráter eliminatório e classificatório, a prova consiste na exposição oral sobre temas relacionados ao conteúdo programático da disciplina do candidato, que constarão em Edital de Convocação. Segundo o edital o tema será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do exame.

A Prova tem como objetivo apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento do conteúdo de aula a ser proferida e capacidade de transposição didática do conteúdo. O tempo mínimo para esta etapa é de 20 (vinte) minutos e máximo de 25 (vinte e cinco) minutos e valerá 50 (cinquenta) pontos.

A divulgação do resultado final do concurso está prevista para o dia 28 de janeiro de 2020.