MOTO CERTA
cultura novamente
OBRAS NO LITORAL CERTA
cultura novamente marca gov 2
SISU
Semana do servidor BANNER
JA CULTURA
CACHOEIRA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
cultura novamente marca gov
NATAL LUZ
GOVERNO

Governador apresenta projeto Cidade Turística do Parque a consultor europeu

A primeira proposta é gerar leitos de hospedagem e a expectativa é 600 novas vagas

14/12/2019 15h17
Por: Walcy Vieira

O governador Wellington Dias apresentou nesta sexta-feira (13), a um consultor de gestão estratégica europeu, o projeto de parceria público-privada (PPP), Cidade Turística do Parque, uma alternativa para construção de infraestrutura para hospedagem, qualificação de mão-de-obra e atrativos, visando a estruturação do turismo na região da Serra da Capivara.

“Temos um aeroporto, um bom destino, mas falta uma solução em vagas de hospedagem. A ideia é poder atrair hotéis, pousadas, restaurantes do Piauí, do Brasil, do mundo e oferecer uma solução para aquilo que o turista necessita” pontuou Dias.

A primeira proposta é gerar leitos de hospedagem. A expectativa é 600 novas vagas. Outros benefícios devem acompanhar o projeto.
“A rede hoteleira é um dos equipamentos necessários dentro dessa rede de turismo. Tem os outros que vêm como consequência, mas os hotéis são necessários, inclusive, para viabilizar o aeroporto (de São Raimundo Nonato)” comentou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc).

A área separada para as construções fica em Coronel José Dias, no entorno dos parques, possibilitando ao turista um contato direto com paisagens naturais e a rica biodiversidade característicos da região. Por parte do poder publico, o projeto prevê investimento estimado em R$ 50 milhões, contemplando hotel-escola, parque de esportes, centro de serviços públicos, asfaltamento de estradas, construção de rede de abastecimento d’água e energia, internet de alta velocidade, entre outras coisas.

“Os hotéis, pousadas de charme e demais aparelhos de receptivo serão construídos nas proximidades. Em área de preservação não se constrói, tem todo um regramento. O turista quer ir pra área, verá que ela está preservada e contribuirá com a preservação” disse Sadia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

“A cidade turística será um ponto fundamental para que a gente consiga alavancar essa região que é lindíssima e tem tudo para ser um dos pontos mais visitados do Brasil ou do mundo”, destacou Karina Câmara, secretária de estado do Turismo.
Eliseo Villalba, sócio líder para aviação e turismo da KPMG, multinacional especializada em prestação de consultoria e serviços em diversas áreas, se entusiasmou com a beleza da região, apresentada por meio de fotos. Ele buscou informações técnicas, antes de sondar eventuais investidores.  “Importante termos um plano de ocupação da área e uma expectativa de visitação para direcionar um plano de investimentos” ressaltou Villalba.

A KPMG está presente em 156 países do mundo. Um novo encontro ficou marcado para o mês de janeiro, quando deve ser apresentado o plano com as diretrizes para investimentos no projeto.