SISU
MOTO CERTA
cultura novamente
CACHOEIRA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
OBRAS NO LITORAL CERTA
cultura novamente marca gov
cultura novamente marca gov 2
NATAL LUZ
JA CULTURA
Semana do servidor BANNER
ARTE

Festival de Rabecas reúne oficinas, espetáculos e shows em Bom Jesus

Entre as atrações musicais estão Solange Almeida, Banda Araketu e Paula Fernandes

26/11/2019 11h17
Por: Walcy Vieira

Instrumento utilizado desde a Idade Média, a rabeca se popularizou e ganhou destaque na cidade de Bom Jesus. Este ano, o festival que nasceu para valorizar a rabeca, promovendo um encontro de gerações, será realizado de 26 a 30 de novembro, com uma vasta programação de shows, oficinas, espetáculos de teatro e humor. Entre as atrações musicais estão Solange Almeida, Banda Araketu, Paula Fernandes, além dos mestres rabequeiros e da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus.

O Teatro Alard, inaugurado em 2018, vai receber parte da programação cultural do festival. De 26 a 28 de novembro, serão realizadas oficinas, apresentações de dança, resultado das oficinas permanentes realizadas na cidade, e os espetáculos “Baderna do Dragão”, “As fofoqueiras”, e o show de humor com “Maria dos Prazer”.

“A ideia de trazer as apresentações culturais da Praça do Queijinho para o Teatro Alard é justamente dar continuidade à valorização dos nossos espaços. Antes, Bom Jesus não tinha um local adequado para os jovens que fazem aulas de dança, teatro e rabeca se apresentarem. Levar a programação para o Alard é dar vida e ocupar nosso patrimônio cultural”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

O palco principal do evento homenageia o veterano Pedro da Rabeca, que já se apresentou em quase todas as edições do festival em Bom Jesus. O rabequeiro aprendeu a tocar sozinho o instrumento que ganhou do avô, e desde então não parou mais.