CACHOEIRA
OBRAS NO LITORAL CERTA
Semana do servidor BANNER
JA CULTURA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
cultura novamente marca gov
NATAL LUZ
SISU
MOTO CERTA
cultura novamente
cultura novamente marca gov 2
SEGURANÇA

Instituto de DNA agilizará processo de identificação de suspeitos de crimes

Com o IDNA, o Piauí passa a integrar a Banco de Dados Nacional de Perfis Genéticos

18/11/2019 10h43
Por: Walcy Vieira

O Piauí agora conta com um Instituto de DNA Forense (IDNA). Ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, a estrutura está sendo implementada com o auxílio do Ministério da Justiça, por meio do Projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), com o objetivo de produzir a prova pericial baseada nas tecnologias de genética forense e instituir o Banco Estadual de Perfis Genético, garantidos pela lei 12.654/2012.

O novo órgão do Governo do Estado foi inaugurado no dia 11 de novembro e passa a ser um equipamento importante para a segurança pública na elucidação de casos que necessitem da análise de DNA para serem elucidados. A prova baseada em DNA é uma prova robusta, validada e inequívoca. A verificação de parentesco, por exemplo, chega 99,9% de certeza.

“O Instituto de DNA vem trazer ao Piauí uma das ferramentas mais modernas de elucidação de crimes por meio da prova genética, ou seja, do confronto genético, que vai definir uma autoria, por exemplo, de crimes sexuais, de latrocínio, de homicídio, em que o suspeito deixa vestígios biológicos, como sangue, sêmen ou saliva no local de crime”, comenta a coordenadora do instituto, Adilana Gomes.