JA CULTURA
SISU
cultura novamente marca gov 2
MOTO CERTA
cultura novamente marca gov
CACHOEIRA
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
Semana do servidor BANNER
OBRAS NO LITORAL CERTA
NATAL LUZ
cultura novamente
PREVIDÊNCIA

Governador recebe proposta de reforma da previdência do estado

A proposta foi elaborada pela PGE em parceria com a Fundação Piauí Previdência

15/11/2019 10h10
Por: Walcy Vieira

A proposta de Reforma da Previdência para o estado do Piauí foi entregue nesta quinta-feira (14) ao governador Wellington Dias. O projeto foi elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) em parceria com a Fundação Piauí Previdência. Gestores dos órgãos estiveram reunidos para discutir os últimos detalhes do documento antes da entrega ao chefe do executivo estadual.

“Entreguei nas mãos do governador Wellington Dias o projeto de reforma da Previdência que foi elaborado pela PGE e pela Fundação Piauí Previdência. Nos próximos dias ele deve analisar e discutir com os demais governadores do Nordeste. A previsão é de que até o final deste mês, o texto seja encaminhado a Assembleia Legislativa do Piauí para apreciação dos parlamentares. Esperamos que a aprovação aconteça ainda este ano”, disse Ricardo Pontes, presidente da Fundação Piauí Previdência.

O projeto foi analisado pela comissão da PGE na presença do procurador Geral do Estado, Plínio Clerton antes da entrega à Fundação Piauí Previdência. “A minuta trata ainda de uma pré-proposta que está sendo discutida e trazendo as adequações da Previdência estadual conforme a Previdência nacional que foi sancionada. Então, nossa proposta é nada mais do que a adequação das nossas leis, da nossa legislação a essa nova legislação nacional”, explicou Ricardo Pontes.

“A comissão preparou uma proposta de emenda que alinha a Constituição do Piauí à reforma aprovada pelo Congresso Nacional e um projeto de lei ordinária. Esse projeto altera o estatuto dos servidores civis do estado e o código de vencimentos da Polícia Militar. Fizemos alterações pontuais, como a questão por pensão por morte essencialmente previdenciário, comprovação de vida tanto na legislação dos servidores civis quanto na legislação dos militares do Estado”, pontuou o procurador Alex Galvão, relator da Comissão da PGE, responsável por elaborar as minutas da Reforma da Previdência.