NATAL LUZ
Semana do servidor BANNER
GOVERNO DO DESENVOLVIMENTO
OBRAS NO LITORAL CERTA
cultura novamente
SISU
cultura novamente marca gov 2
CACHOEIRA
JA CULTURA
MOTO CERTA
cultura novamente marca gov
SAFRA

Agricultores de 24 municípios vão receber Garantia-Safra neste mês

Autorização foi publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU)

14/10/2019 10h14
Por: Walcy Vieira

Os agricultores e agricultoras de 24 municípios do estado do Piauí que aderiram ao Garantia-Safra 2017/2018 irão receber o benefício neste mês de outubro, conforme calendário da Caixa Econômica Federal. A autorização da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento e Abastecimento foi publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU).

O superintendente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Francisco das Chagas Ribeiro, explica que Governo do Piauí, embora em uma situação financeira complexa, se esforçou muito para este resultado. “Mesmo em função da crise e ajustes fiscais pela qual o estado passa, conseguiu-se atualizar as cotas do Garantia-Safra, permitindo assim que os trabalhadores prejudicados com os efeitos da seca possam usufruir do direito adquirido e receber recursos que irão amenizar a situação”, afirmou

O gestor ressalta que esta é mais uma ação do governo para amenizar os efeitos das mudanças climáticas no campo e que contou com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que, por meio da orientação do governador Welington Dias, com apoio da SAF, regularizou as contas para permitir que as famílias sejam beneficiadas com o pagamento do seguro.

Garantia Safra

É uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.